Prédio abandonado há mais de 50 anos vai ser finalizado no RS

Nesta quarta-feira (24), a prefeitura de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entregou a chaves do prédio de 16 andares do Condomínio Galeria Rio, que estava abandonado há mais de 50 anos. Nesta quarta, também foi assinado o contrato de venda para a Construtora Jobim, que é do município.

De acordo com o portal GZH, a construtora foi a única que se interessou na licitação e está disposta a pagar R$ 2.948.000 pelo prédio que está abandonado desde 1970. O edifício será residencial e passará a se chamar Maria com Amor.

De acordo com a prefeitura, a obra deve durar cerca de dois anos e seis meses. Após passar por todas as etapas legais, a construtora afirma afirma que terá dois anos de trabalho até a entrega do empreendimento. A licitação foi lançada no dia 13 de março e o resultado foi conhecido em 16 de maio.

A construtora pagará o município em parcelas e tem 60 dias para pagar 10% da quantia. O restante será dividido em duas parcelas, uma será paga em 2024 e outra em 2025.

A construção do Condomínio Galeria Rio Branco teve início na década de 1960, mas parou na década de 1970 devido a um processo judicial. Por 53 anos, a obra permaneceu incompleta, tendo só o esqueleto na Avenida Rio Branco. Duas torres estão inacabadas, de 16 andares, que estão no terreno de 15 por 53 metros.

Prédio Maria com Amor terá 200 apartamentos

De acordo o diretor da Construtora, o edifício poderá contar com 200 apartamentos e 20 lojas térreas, além de revitalizar a galeria, ligando a Avenida Rio Branco com a Rua Doutor Francisco Mariano da Rocha.

“Para nós é motivo de muito orgulho finalizar a obra. O Maria Com Amor vai ser um prédio lindo da cidade. Agora, é a aprovação do projeto junto ao município e em dois anos pretendemos finalizá-la. Também vamos fazer piscina, academia e no terraço um rooftop (espaço de lazer)”, conta Jobim.