Prédio de 42 andares em Porto Alegre? Construtora pede liberação da aeronáutica

A construtora ABF Development deve solicitar a liberação da Aeronáutica para erguer um prédio de 42 andares em Porto Alegre. A construção, caso aprovada, será a mais alta da Capital. 

O pedido feito pela empresa foi aprovado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na requisição foi solicitado um plano diretor específico para a região do 4º Distrito, onde a construção deve ser implementada.

A proposta da empresa prevê a construção da edificação com 130 metros, divididos nos 42 andares. O prédio superaria o Edifício Santa Cruz, considerado o mais alto de Porto Alegre desde a sua construção no início dos anos 60. A construção possui 107 metros com 32 andares. 

O empreendimento deve ser lançado no primeiro trimestre de 2023, quando em seguida será iniciada a obra. 

Segundo a empresa, o prédio contará com 24 praças entre os andares, além de uma grande presença de vegetação e um terraço. Também será implementado um espaço gastronômico com cervejaria e possibilidade de instalação de supermercado e farmácia. 

Além do setor comercial, o edifício também abrigaria apartamentos residenciais de 16 a 90 metros, entre lofts com um ou dois dormitórios. O prédio teria uma fachada com bulevar, de acordo com o projeto elaborado pela ABF em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. 

O bulevar, orçado em aproximadamente R$2 milhões, liga o 4ª Distrito ao Moinhos de Vento. 

Ainda conforme a empresa, a criação do plano diretor diminuiria o recuo mínimo exigido,  fazendo com o que empreendimento chegasse até a calçada.