Prédios mais altos para o 4º Distrito? projeto será votado nesta semana

O 4° Distrito é formado pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá. Plano Diretor específico para a região pretende flexibilizar regras para novas construções.

Três meses depois da prefeitura ter feito a entrega do projeto de lei do Plano Diretor para o 4° Distrito, a proposta está pronta para ser apreciada pelos vereadores. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores aprovou o projeto. A matéria já está apta a ser apreciada em plenário.

O programa pretende alterar o regime urbanístico da região, flexibilizando regras para novas construções, inclusive a altura dos imóveis. A pedido da prefeitura, a proposta pode ser votada ainda nesta semana. Segundo a Diretoria Legislativa da Casa, a análise ocorrerá na quarta-feira (17).

“Esse é mais um importante projeto analisado pela Câmara Municipal, que com a aprovação, trará diversas melhorias para os moradores do 4° Distrito e de Porto Alegre como um todo. A atuação harmoniosa entre o Executivo e o Legislativo da Capital tem rendido frutos constantemente, fazendo nossa Porto Alegre ganhar uma cara nova, mais moderna, segura e voltada para o desenvolvimento” – destaca o presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB).

A altura máxima do prédio vai depender da localização no 4º Distrito, uma vez que há áreas atingidas pelo cone de aproximação do aeroporto Salgado Filho. Uma simulação apresentada inclui um edifício de 300 metros de altura perto do Centro Histórico — o equivalente a cerca de cem andares.

Além de oferecer descontos substanciais no solo criado, o projeto oferece incentivos de Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem se instalar no 4º Distrito.

Entre as obras viárias, um dos locais que sofrerá alterações urbanísticas será a Avenida Farrapos. A via passará por um projeto de humanização, com a retirada dos corredores dos ônibus e o alargamento das calçadas, além de ganhar nova arborização. A Vila Santa Terezinha (Papeleiros) será regularizada, assim como os recicladores do entorno. Câmeras de segurança deverão ser espalhadas pela região e, para fomentar o turismo, uma rota cervejeira permanente será criada no 4º Distrito.