Prefeito de Porto Alegre anuncia importante mudança que deve ser feita nos próximos anos

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), sancionou uma lei que determina a substituição completa do sistema de fiação da capital em até 15 anos. Agora, todas as redes de infraestrutura devem ser subterrâneas.

As empresas e concessionárias de serviços como energia e internet devem substituir o cabeamento até o ano de 2038. Além disso, novas construções e reformas devem ter a fiação subterrânea inclusa no planejamento para obter concessão para construção. Confira abaixo mais informações sobre a medida.

Fim da fiação exposta em Porto Alegre

O projeto de lei foi aprovado em dezembro do ano passado na Câmara, de autoria dos vereadores Cassiá Carpes (PP) e Fernanda Barth (Podemos). De acordo com o prefeito, a lei servirá tanto para melhorar a aparência da cidade quanto para lidar com o problema do furto de fios.

“A lei é importante não só pela questão da estética da cidade, que só tem a melhorar, mas também para enfrentarmos o furto de fios. Diariamente, amanhecemos com o problema de semáforos estragados por consequência deste crime, ou falta iluminação em algum parque ou praça. O furto de fios é um drama enorme que a cidade está vivendo e, com a aprovação, podemos avançar no combate”, afirma o prefeito.

Os custos para a substituição serão arcados pelas próprias empresas e concessionárias, com a devida autorização da prefeitura — conforme a legislação dos serviços de infraestrutura de solo e subsolo em propriedade municipal e também das normas em torno da preservação do meio ambiente.

Além disso, as companhias que descumprirem o prazo de 15 anos podem receber multa.

O sistema subterrâneo já foi adotado na construção da nova Orla do Guaíba: todo o cabeamento, incluindo iluminação e energia, foram instalados abaixo do solo. A obra foi realizada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) com investimento de R$ 10 milhões.

Imagem: Luciano Lanes / Prefeitura Municipal de Porto Alegre