Prefeito de Porto Alegre pode fazer grande mudança no trânsito da cidade em breve

O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, pretende liberar, de forma parcial, o tráfego de carros particulares no corredor de ônibus na Avenida Sertório. O objetivo da liberação é aliviar o trânsito da via, uma das mais movimentadas da zona norte de Porto Alegre.

Melo revelou a intenção nesta quinta-feira (10), durante a vistoria na obra do prolongamento da Avenida Severo Dullius. “Não posso passar ali (na Sertório) às 20h ou 20h30min, ter meia dúzia de ônibus e lotado de carros”, justifica Melo.

Confira todas as informações da possível mudança e como isso pode afetar o trânsito de Porto Alegre!

Fase de testes para a aprovação

Ainda de acordo com o prefeito, a medida deve ser adotada em fase de testes e em horários específicos, inicialmente. Além disso, Melo pediu à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que implemente a ideia nos próximos 30 dias.

O prefeito destacou também que a fase de testes é a mais importante para ver se a situação funciona. “Não quero mais estudo, quero testar. Se não der certo, não deu”, completou o prefeito.

Além dessa decisão, a liberação do trânsito na Avenida Severo Dullius, que deve ocorrer em até um mês, também deve mitigar as dificuldades do trânsito na Avenida Sertório.

Com o objetivo de diminuir o trânsito no local, a fase de testes será feita para colocar um fim na situação em que Sebastião Melo diz não querer mais, os estudos para que a decisão seja feita.

Veículos que podem circular pela faixa de ônibus

O transporte escolar, táxis e lotações também podem circular pela faixa de ônibus em Porto Alegre, por meio da permissão da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC).

Na decisão, a EPTC afirma que esses veículos podem estar na faixa de ônibus, com ou sem passageiros, desde que sempre com os faróis acesos em luz baixa. Nestas faixas, entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, os coletivos, lotações, táxis e, agora, o transporte escolar tem circulação livre.

Foto: Cesar Lopes/PMPA