Prefeitura de cidade gaúcha pretende colocar ar condicionado e wi-fi em pontos de ônibus do município
Na manhã de quarta-feira (15), foi liberado para uso o ponto do superônibus na Avenida Benjamin Constant, localizado no centro de Lajeado, próximo à antiga sede da Unimed. A ação é parte do novo plano de transporte urbano da cidade, que busca proporcionar maior acessibilidade e conforto aos usuários do transporte público.
Marilei Garcia, passageira que estava aguardando pelo transporte por volta das 7h desta manhã de quarta-feira após sair do Hospital Bruno Born, diz:
“É bem melhor assim, pois não ficamos na chuva ou sol”.
Na próxima semana, o ponto de ônibus em frente à farmácia Essência de Vida será fechado, aguardando a decisão do Ministério do Trânsito de Lajeado sobre os serviços de sinalização.
A prefeitura de Lajeado está construindo mais dois viadutos na Avenida Benjamin Constant, um próximo ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e outro perto da loja Bom Negócios Móveis e Decorações. A localização dos viadutos foi decidida com base em fatores como acessibilidade, fluxo de pedestres e tráfego.
A equipe técnica da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Lajeado e a empresa de transporte público Azul irão analisar a localização da instalação.
Custo e estrutura
A prefeitura adquiriu novas superparadas por meio de licitação, ao custo unitário de R$ 89.478,59. Elas têm capacidade para até 30 pessoas sentadas, possuem vidro laminado com proteção contra calor e raios ultravioleta, além de luminárias de LED e sistema de energia com placas solares. A prefeitura também planeja instalar ar condicionado e rede wi-fi nas superparadas por meio de uma nova licitação no futuro.