Prefeitura de Porto Alegre antecipa 13º salário de servidores nesta sexta

A Prefeitura de Porto Alegre antecipa 50% do 13.º salário de servidores públicos municipais hoje (15). O pagamento do benefício no meio do ano é uma novidade para a administração que, normalmente, paga em parcela única em dezembro.

O 13.º será pago em duas parcelas, uma agora e outra no final do ano. O pagamento da primeira parcela hoje é fruto do acordo entre a prefeitura e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) durante a paralisação. Conforme o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, a ideia partiu durante as negociações e faz parte do projeto de valorização do servidor.

 “A ideia partiu do prefeito Sebastião Melo como uma das formas de reduzir as perdas dos servidores nos últimos anos. Após um trabalho integrado entre as equipes da folha de pagamento da Secretaria de Administração e Patrimônio, da Secretaria da Fazenda e Procempa, estamos realizando uma ação inédita na administração centralizada”, destaca.  

Equilíbrio nas contas públicas permitiu o adiantamento do 13.º

“O equilíbrio financeiro nos possibilitou antecipar mais recursos na economia da cidade e valorizar nossos servidores”, afirma o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel. O pagamento será em duas parcelas, sendo a segunda paga em dezembro.

A antecipação da parcela que será pagá hoje é devido ao ajuste no orçamento da prefeitura que permitiu o depósito que será realizado na conta dos 32.681 mil servidores ativos e inativos da administração direta e indireta.

O décimo terceiro

O décimo terceiro, tradicionalmente pago em dezembro, é um salário extra que todo trabalhador de carteira assinada tem direito a receber. Entretanto, é preciso ter mais de 15 dias de carteira assinada para receber o benefício. 

Além disso, o valor do benefício é correspondente aos meses trabalhados. Ou seja, se o trabalhador tem seis meses de CLT, ele terá direito ao valor de seis meses trabalhados dividido por 12 meses.