Prefeitura de Porto Alegre anuncia início do alargamento da Avenida Eduardo Prado

A prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Serviços (SMSurb) iniciou o alargamento da Avenida Eduardo Prado, nesta quinta-feira (21). O serviço foi realizado no início da tarde entre a rotatória da Av. Monte Cristo e a av. Juca Batista.

Obras são para desafogar o trânsito da região

O alargamento desafogará o trânsito da região. O projeto prevê a recuperação estrutural num total de 2.728 metros, incluindo a Av. Cavalhada e a Monte Cristo. 

“O alargamento da Av. Eduardo Prado é um projeto importante para possibilitar um trânsito mais seguro a quem mora na Zona Sul. Essa região da cidade está crescendo nos setores comercial e imobiliário e precisamos adequar as vias para essas mudanças”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi no site da prefeitura de Porto Alegre.

Para conseguir alargar a avenida, além do estreitamento do canteiro, é necessário a retirada das árvores do local. Por isso, o trânsito deve ficar comprometido durante os serviços, que estão previstos para durar uma semana, das 9h às 17h. Para compensar a retirada das árvores, outras árvores jovens de espécies nativas adequadas para a via serão plantadas ao longo da avenida após a conclusão da obra.  

Conforme divulgação da prefeitura, o estudo técnico realizado pela empresa contratada, com as devidas diretrizes para realizar as supressões foi aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Além disso, outro estudo irá analisar o novo canteiro e prever quantas mudas e quais espécies irão se enquadrar ao novo espaço.

Placas nas paradas de ônibus serão colocadas na avenida

O projeto prevê também a recuperação estrutural da Eduardo Prado com a inserção de 11 placas de concreto em paradas de ônibus. Quatro delas já foram instaladas. O concreto é um material mais resistente para veículos pesados, como é o caso dos ônibus.