Prefeitura de Porto Alegre emite importante alerta para população
Em recente comunicado, a Prefeitura de Porto Alegre alertou os moradores sobre a necessidade de evitar o descarte de resíduos nas ruas nos próximos dias. A medida busca prevenir problemas ambientais e de saúde que podem ser causados pela previsão de chuvas intensas que estão para chegar. Esta situação destacou a administração de resíduos como uma questão crítica em períodos de recuperação após desastres naturais.
Porto Alegre teve toneladas de lixo retiradas após enchentes
Seguindo as enchentes que atingiram a Capital gaúcha, a administração municipal, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), orientou inicialmente os moradores a descartarem resíduos nas ruas para facilitar a limpeza pós-evento. No entanto, esta diretiva foi revisada após previsões de novas chuvas. Carlos Alberto Hundertmarker, diretor-geral do DMLU, advertiu sobre os riscos do acúmulo de resíduos nas ruas, que podem ser agravados com o novo período chuvoso.
Entre os dias 6 e 25 de maio, equipes do DMLU removeram cerca de 10,5 mil toneladas de resíduos das ruas, incluindo móveis danificados e lodo. Com a previsão de mais chuvas, a cidade se mobiliza novamente para evitar que esses resíduos se tornem agentes de novas enchentes ou problemas de saúde pública. Para tanto, foram estabelecidos pontos específicos para o recolhimento dessas substâncias, evitando o descarte inapropriado e a contaminação da área urbana.
Para organizar o descarte adequado, a prefeitura disponibilizou locais específicos perto das áreas mais afetadas. Os pontos de coleta estão próximos à Receita Federal e ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no Centro Histórico, e uma área na Avenida da Serraria. Estes locais servirão como pontos temporários de descarte até que os resíduos possam ser transportados ao aterro de inertes em Gravataí, garantindo uma gestão eficiente e reduzindo riscos ambientais.