Prefeitura de Porto Alegre faz anuncio preocupante sobre zona norte do município

A Zona Norte de Porto Alegre registra 69,7% do total de assaltos registrados na polícia. De um contigente de 1.708 assaltos de veículos na capital, 1.192 ocorrem nesta área, de acordo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Cercamento eletrônico, integração policial, mapeamento de casos e prisões de envovidos ajudaram no arrefecimento dos casos nos últimos anos. A polícia segue tentando encontrar novas formas de reduzir o roubo de veículo, que atualmente se encontra em 4,6 por dia, já registrando queda significativa comparada ao ano de 2018 onde o índice alcançou 22,4 roubos por dia.

Ao Diário Gaúcho, o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic. Na Capital, o cenário é positivo, com uma histórica redução de roubos de veículos desde outubro de 2018. Mas nós precisamos olhar para o problema. E o problema está na Zona Norte.”

Pelo fácil acesso a outros municípios da Grande Porto Alegre e pela ligação rodoviária com cidades do interior e Santa Catarina. Rubem Berta e Sarandi, ambos bairros da zona, figuram no topo desse tipo de ocorrência.

“A diferença é que antes toda a cidade tinha muitos roubos de veículos. Com a redução ao longo dos cinco anos ficou mais evidente essa mancha criminal na Zona Norte. Rubem Berta, Sarandi, Bela Vista, Moinhos, Petrópolis, Humaitá, são bairros que concentram a maior parte desses casos”, pontua o delegado Newton Martins de Souza Filho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

O assalto a veículos objetiva utiliza-los para praticar outros delitos, como tráfico, roubo a pedestres e até latrocínio. Desmanche e venda de peças também estão entre as motivações.

Policiais na região estão realizando mais trabalho de vigilânccia ativa nas imediações, tendo recentemente detido dois suspeitos em Esteio após roubos na Zona Norte. O veículo Civic LXR foi recuperado em local onde seria desmanchado.

Veículos de luxo

Em Petrópolis, Bela Vista e Moinhos de Vento, a polícia tem registrado assaltos de veículos de luxo e suspeita de crimes por encomenda.

O delegado Newton aponta Santa Catarina como destino desses veículos, também levados para desmanche e venda de peças. Crimes contra esse tipo de veículos aumentam subitamente e arrefecem diante da ação da polícia que consegue identificar suspeitos.

A 11º Batalhão de Polícia Militar, informou por meio de nota à imprensa que: “Em razão de tal fato, foi necessário reforço do policiamento ostensivo nos locais de maior incidência através do emprego dos policiais em pontos de visibilidade”.