Prefeitura de Porto Alegre surpreende e libera adiantamento do 13º
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre surpreendeu a população ao adiantar o pagamento do 13º salário. A medida diz respeito ao extra recebido pelos servidores públicos municipais, que receberão os valores já no dia 17 de julho — com 50% do total da gratificação do fim de ano. Já a segunda parcela será paga até o dia 30 de dezembro.
Não é a primeira vez que o governo da capital anuncia a notícia: no ano passado, a prefeitura também antecipou o pagamento do 13º salário, tornando 2023 o segundo ano consecutivo em que a medida é tomada. Confira abaixo mais informações sobre o caso.
Prefeito confirma antecipação do 13º salário para servidores públicos
A informação foi confirmada em um comunicado divulgado pela prefeitura em seu site oficial. O prefeito Sebastião Melo se pronunciou sobre a decisão, afirmando que tem o objetivo de valorizar os servidores públicos. Confira:
“A antecipação é uma forma também de valorizar o servidor, possível pela responsabilidade na gestão para manter as finanças em equilíbrio”, afirma o prefeito.
Mais de 34 mil servidores ativos e inativos, da administração direta e indireta, serão contemplados com o adiantamento. Além do 13º, os beneficiários também receberão um aumento de 10% no vale-alimentação e a primeira parcela — equivalente a 2,5% — do reajuste salarial, já na folha de pagamento de julho.
O reajuste salarial deve integrar os 5,79% oferecidos como reposição da inflação de 2022, oferecidos aos municipais pela prefeitura. A prefeitura pretende integrar o total até o mês de outubro. Esta medida foi aprovada como uma resposta ao pedido dos servidores de reposição de 11,25%, realizado em assembleia.
Ainda é possível que o aumento seja maior. De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, via portal GZH, ainda há possibilidade de negociação do índice com os representantes do sindicato.
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil