Prefeituras do RS decretam situação de emergência

Prefeituras de duas cidades do Rio Grande do Sul anunciaram decreto de situação de emergência após um temporal no último domingo (16). Os municípios de Barra do Ribeiro e Guaíba emitiram o decreto por conta de estragos causados pela queda de granizo durante a tempestade.

As duas cidades se localizam próximo à Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital também foi atingida pelo granizo, causando estragos em sua Zona Sul. Confira abaixo mais informações a respeito dos danos causados pelo temporal.

Municípios decretam situação de emergência após queda de granizo

Em Guaíba, os bairros mais atingidos foram Matias, Alto Matias e Passo da Taquara. A estimativa é que cerca de 100 casas tenham sido danificadas pela queda do granizo, gerando mais de R$ 1 milhão em prejuízo.

As famílias afetadas estão sendo cadastradas pela Defesa Civil para receberem ajuda. Foram distribuídas lonas e estão sendo doadas roupas, calçados, colchões e alimentos. A ação está sendo promovida em um supermercado na Estrada 1, n.º 2.895, no bairro Matias.

Segundo informações do Jornal do Comércio, o prefeito de Guaíba obteve, junto à Câmara de Vereadores, liberação de um recurso em torno de R$ 200 mil para compra de telhas para a população afetada.

Os estragos foram similares em Barra do Ribeiro: Assim como em Guaíba, a prefeitura estima que mais de 100 residências sofreram danos devido à queda do granizo. O governo municipal disponibilizou quatro equipes para lidar com a crise: duas trabalham no atendimento da comunidade, enquanto a outra metade avalia a dimensão dos estragos nas áreas afetadas.

Além dos dois municípios em situação de emergência, Porto Alegre também foi atingida, em especial nos bairros Ponta Grossa, Restinga e Serraria. A prefeitura da capital estima danos materiais em 50 residências. Foram distribuídas lonas, cobertores e colchões para a população atingida.

Imagem: Facebook / Prefeitura de Guaíba