Presença de grande fenômeno sobre o Sul do Brasil chama atenção de especialistas

Um grande fenômeno meteorológico sobre os estados da Região Sul tem chamado a atenção de especialistas. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, imagens de satélite GOES-16 da NOAA e NASA apontaram para a presença do centro de um vórtice ciclônico localizado entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Leste de Santa Catarina.

Segundo os especialistas, o fenômeno tem provocado diversos efeitos na região — além de nebulosidade e chuva, foram registradas também ocorrências de tempestade de granizo entre quarta até a madrugada desta quinta-feira. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Fenômeno provoca chuvas e granizo em estados da Região Sul

Durante a quarta-feira, o fenômeno provocou chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o maior acumulado foi em Santa Rosa, com 42 mm.

O INMET emitiu um alerta de perigo potencial para tempestade, compreendendo a metade norte do Rio Grande do Sul, todo o território de Santa Catarina e do Paraná e parte de São Paulo. O aviso é referente ao período entre a manhã de quarta até às 10h da quinta-feira.

Já na madrugada desta quinta-feira, foram registrados volumes acima de 60 mm em diversos municípios, como Ivaí e Morretes. Foi registrado granizo em cidades paranaenses e também no estado de São Paulo — em SP, o fenômeno foi resultado da interação da umidade do vórtice com ar quente, aponta a MetSul.

De acordo com o portal, a área de baixa pressão deve afastar-se do continente ao longo do dia. Por isso, apesar de chuvas durante a madrugada e uma manhã amena e com nevoeiro, o sol deve retornar pela tarde, aumentando as temperaturas para perto ou acima de 25 °C em grande parte das cidades gaúchas.

Imagem: Reprodução / freestockcenter / Freepik