Presidente Lula faz alerta ‘verde’ que anima os moradores do RS
O hidrogênio verde, um combustível do grupo de renováveis, entrará em leilão de compra de energia pelo governo federal, é o que diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao Gaúcha Atualidades, da Rádio Gaúcha. Além disso, Lula citou ainda as energias eólica e solar.
“O Brasil vai se transformar em um exportador de energia. Tem 50% de energia limpa contra 15% do resto do mundo. Então, o Brasil tem lições para dar ao mundo”, destaca o presidente Lula.
Grande leilão envolvendo o hidrogênio verde
Segundo o presidente, ocorrerá um ‘grande leilão’. As disputas, no geral, são o que garantem que os projetos iniciais saiam do papel e tornem-se realidade, como por exemplo, uma empresa que busca construir um parque eólico, participando com sua proposta de preço no leilão do governo federal.
No caso de vencer e acertar o contrato do fornecimento por um prazo que dá viabilidade econômica, é possível que a empresa construa o empreendimento. Por outro lado, caso não construa no tempo combinado para gerar a energia, perde o direito.
Empresas apostam no hidrogênio verde
Dessa forma, o Nordeste está apostando diretamente no hidrogênio verde, mas o Rio Grande do Sul também é um estado que se beneficiará da informação.
De acordo com estudos da consultoria McKinsey, há possibilidade do combustível acrescentar R$ 62 bilhões ao PIB do estado, criando cerca de 41 mil empregos. O setor ainda afirma que é uma oportunidade que permite a venda da energia verde para outros países interessados, como a Europa, que quer comprá-la.
Segundo a fala do presidente Lula, o Brasil se tornará exportador de hidrogênio verde e contribuirá com a produção de energia renovável no planeta e melhorando a economia nacional.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil