Presos tentam burlar segurança de presídio de alta segurança com ajuda de drones no RS
No sábado (22), dois drones foram apreendidos em uma tentativa de levar celulares, drogas e outros itens para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS). A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) divulgou o caso somente nesta segunda-feira (24).
De acordo com a SSPS, ambos os drones estavam sobrevoando o setor C da PASC com pacotes suspensos quando foram avistados.
Ao identificar os drones, os agentes conseguiram impedir que um pacote com 13 celulares, três carregadores, cinco cabos USB, 90 gramas de substância semelhante à cocaína, dois tabletes de cola epóxi e um tubo de tinta branca, fosse entregue.
Além disso, o segundo drone também foi apreendido pela Brigada Militar (BM) na área externa da PASC. Neste, havia um pacote com 11 celulares, 11 chips de operadoras de celular, três fontes de carregadores de celular, um cabo USB, uma porção de maconha, uma faca de “serra” e um rolo de fio de nylon.
Ainda de acordo com o SSPS, o material apreendido foi encaminhado ao setor de Atividade de Segurança e Disciplina, para que depois pudesse ser feito o registro de ocorrência policial na Delegacia de Pronto Atendimento de Charqueadas, sede da 9ª Delegacia Penitenciária do RS, que abriga a PASC, contando com 215 presos, e outras seis unidades prisionais. O município fica a 60 km de Porto Alegre.
Casal é preso em flagrante no RS
Na sexta-feira (21), um casal foi preso em flagrante nesta sexta-feira (21) com um drone que seria usado para entregar celulares a detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. Ambos estavam em um barco no Rio Jacuí, que passa nos fundos da penitenciária.
O casal também estava com linhas de pesca que geralmente são utilizadas para que os criminosos consigam içar os materiais, de acordo com a Brigada Militar.