Pressão alta pode gerar algum tipo de benefício pelo INSS de acordo com as análises de 2022?
A pressão alta é um problema de saúde que atinge grande parte da população. Pode se originar devido a fatores genéticos, obesidade, sedentarismo ou consumo exacerbado de cigarro, sal ou álcool.
A condição é inicialmente silenciosa, e em primeiro momento pode não atrapalhar as atividades profissionais do cidadão. Caso o hipertenso se trate corretamente, pode não ter muitos impactos em sua vida.
Porém, em alguns casos, a hipertensão pode ter algumas consequências que podem obrigar o trabalhador a afastar-se de sua atividade. Nesse caso, ele poderá solicitar ao INSS o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez enquanto está afastado.
Entre as decorrências da hipertensão, estão: problemas cardiovasculares, AVCs, zumbidos no ouvido, dores de cabeça, fraqueza, etc.
Benefícios por incapacidade para pessoas com pressão alta
Caso o trabalhador venha a ter uma decorrência da hipertensão que o torne incapaz de trabalhar, ele poderá receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.
O auxílio-doença é voltado para os trabalhadores que estão incapacitados temporariamente de cumprir com suas atividades laborais, e necessitam de um tempo para se recuperar.
O benefício é concedido por 120 dias e pode ser prorrogado, caso o cidadão não tenha se recuperado completamente nesse período.
Caso a doença tenha tornado o trabalhador incapaz permanentemente de cumprir com suas atividades profissionais, é lhe concedido a aposentadoria por invalidez.
Requisitos
Para ambos os benefícios, é necessário possuir a qualidade de segurado do INSS, ter pelo menos 12 meses de contribuição ao instituto e comprovar a sua condição através de perícia médica.
Para receber o auxílio-doença, o segurado precisa estar afastado do trabalho por pelo menos 15 dias.
Como solicitar?
Para dar entrada em algum dos benefícios por incapacidade, é necessário agendar uma perícia médica. O processo pode ser feito através do aplicativo ou site do Meu INSS.
A perícia é de caráter obrigatório para concessão do benefício, e é nela que o perito irá identificar se o segurado faz jus ao benefício. Portanto, é necessário levar uma série de documentos comprobatórios acerca da doença.
Para agendar sua perícia médica, siga os passos abaixo:
- Acesse a plataforma “Meu INSS”;
- Na página inicial, vá até a aba “Para Você”;
- Clique em “Agendar Perícia”;
- Selecione a opção “Perícia Inicial”, caso seja a primeira vez;
- Feito isso, agora basta seguir as orientações e informar seus dados.
Após realizar o comparecimento no dia da perícia, o segurado pode acompanhar pelo mesmo portal a situação da concessão do seu benefício. Basta clicar em “Resultado de Benefício por Incapacidade” na aba “Outros Serviços”.