Previsão de chuva volumosa e ventos fortes nos próximos dias assusta moradores de Porto Alegre
A segunda semana do mês de agosto trouxe a instabilidade para o Rio Grande do Sul. Com predomínio de chuva em diversas regiões, os moradores de Porto Alegre fizeram do guarda-chuva e da capa um acessório do cotidiano para ir às ruas.
As precipitações que marcam o estado, no entanto, perdem força ao longo da semana. Nessa segunda-feira (8) a chuva predominou ao longo do dia em razão da baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil, favorecendo o cenário instável do território gaúcho, ainda que sem previsão de temporais.
No Norte do RS, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha a previsão foi de chuvas fortes e risco de temporais no litoral norte.
O mau clima só deu trégua nesta quarta-feira (10), onde a chuva perdeu força e o tempo fica firme em algumas regiões.
As rajadas de vento na segunda também chegam à marca de 40 a 60km/h.
De acordo com a Climatempo, a formação de uma frente fria e um ciclone favoreciam o aumento da chuva no Rio Grande do Sul com predomínio de chuva e muitas nuvens ao longo do dia. Com o risco de temporais na metade leste do estado, incluindo Porto Alegre, as rajadas de vento apontadas eram intensas.
Ainda conforme a Climatempo, as rajadas chegariam a 70km/h.
Na quarta a instabilidade segue na Capital, Litoral Norte, Serra e Região Norte. Em outras áreas do território gaúcho o dia começou com chuva em alguns pontos mas perde força ao longo do dia, parando de chover entre o período da tarde e da noite.
A chuva que marca a semana também traz o retorno das baixas temperaturas. Em Erechim os termômetros devem registrar entre 7ºC e 11ºC, em Porto Alegre as temperaturas vão de 13ºC a 15ºC.