Primeiro patrimônio cultural imaterial do RS está a um passo de ser registrado; Saiba o que é

O Rio Grande do Sul está próximo de ter o seu primeiro patrimônio cultural imaterial registrado. Você imagina qual é o símbolo que pode ser registrado como patrimônio gaúcho? 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), encaminhou um parecer técnico para a Câmara Temática do Patrimônio Cultural Imaterial (CTPCI) estabelecendo as práticas da erva-mate como primeiro patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Rio Grande do Sul. 

A requisição indicando o registro contém mais de 700 páginas de informações e pesquisas sobre o tema. 

Segundo o diretor do Iphae, Renato Savoldi, a planta não apenas é a árvore símbolo do Estado como também um símbolo cultural que vai além das fronteiras gaúchas. “A erva-mate é reconhecida como árvore símbolo do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que se constitui historicamente um bem cultural que possui um circuito de produção, circulação e reprodução para além da esfera estadual”, argumentou.  

A entrega do documento foi realizada na última sexta-feira (19), na sala Sérgio Napp 2, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. Estiveram presentes o assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, e do chefe de gabinete da Sedac, André Kryszczun. O evento fez parte das comemorações da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. 

O que é um patrimônio imaterial

A definição de patrimônio cultural busca ressaltar a importância dos bens culturais para um município, estado ou região. Das possibilidades de reconhecimento há os bens materiais como  conjuntos arquitetônicos, jardins e obras de arte.

De acordo com o diretor do Instituto, o conceito de bem imaterial abrange mais possibilidades, são considerados bens imateriais manifestações com representatividade para um grupo social como  um dialeto, um idioma, uma atividade culinária, uma festa popular, um rito religioso, um saber ou modo de fazer algo.