Procissão de Navegantes irá homenagear os 250 anos de Porto Alegre em edição espacial
A procissão de Navegantes volta a acontecer em Porto Alegre depois de dois anos sem o evento na cidade devido à pandemia de covid-19. O evento que aconteceu de forma híbrida em fevereiro deste ano, terá uma edição especial em agosto. A volta marca também os 250 anos da capital gaúcha e terá como slogan “O Coração do povo de Porto Alegre”.
O evento tem apoio da prefeitura municipal, através da secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). Os organizadores esperam cerca de 200 mil fiéis no evento para percorrer o tradicional trajeto a pé do Centro Histórico até o Santuário.
Conforme divulgação da prefeitura, Para tratar dos preparativos da procissão, o padre Remi Maldaner, pároco da Igreja dos Navegantes, e a secretária do Santuário Navegantes, Dione Tarso, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 4, na sede da Secretaria de Cultura, com o diretor de eventos da SMCEC, Evandro Hazzy, e a coordenadora de projetos, Adriana Martins.
Programação:
A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será levada do Santuário de Navegantes até o Santuário Nossa Senhora do Rosário no dia 14 de agosto às 10h, onde permanecerá até o dia 21.
14/8
- 9h – Missa
- 10h – Carreata Traslado
- 11h30 – Entrega da Imagem no Santuário Nossa Senhora do Rosário
- 19h – Missa da Novena Maria, Mãe do povo de Porto Alegre
21/8
- 7h30 – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário
- 8h30 – Saída da procissão
- 10h30 – Missa campal com arcebispo Dom Jaime Spengler
- 14h – Missa – padre Luiz Ricardo Xavier
- 16h – Missa – padre Jaime Caspary
- 17h – Entronização no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.
Edição de fevereiro deste ano foi híbrida
Devido às restrições necessárias pela pandemia, o evento deste ano aconteceu de forma híbrida. As celebrações que começaram no dia 21 de janeiro tiveram cortejo de carro e as atividades de encerramento puderam ser acompanhadas pelo Facebook Santuário dos Navegantes.