Produtos de unha em gel foram proibidos pela Anvisa; saiba quais
A Anvisa proibiu o uso das substâncias químicas TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), que são comumente encontradas em produtos para unhas em gel, como esmaltes, top coats, géis construtores e selantes de acabamento. A decisão, tomada em 29 de outubro de 2025, baseia-se em estudos internacionais que apontam risco de câncer e infertilidade associados à exposição prolongada a esses compostos.
Importante destacar que a proibição não significa o fim da técnica de unhas em gel no Brasil, que continua liberada. No entanto, todos os produtos que contenham TPO e DMPT devem ser retirados do mercado até janeiro de 2026. A partir de 29 de outubro, fabricação, importação e concessão de registro para esses produtos foram suspensas. Os salões e profissionais poderão utilizar os estoques atuais até 29 de janeiro do próximo ano, quando então será vedada a comercialização e o uso.
Anvisa busca reduzir riscos para profissionais e consumidores
A Anvisa reforça que a medida tem caráter preventivo, visando reduzir os riscos cumulativos para profissionais e consumidores, já que a exposição constante pode ser nociva. Os fabricantes deverão informar sobre as mudanças a distribuidores e clientes, e os estoques restantes deverão ser recolhidos e descartados adequadamente.
Para manicures e consumidoras, as recomendações são a atualização dos estoques com produtos reformulados sem as substâncias proibidas e a verificação atenta dos rótulos para garantir que estejam dentro das novas regras, evitando riscos à saúde. Como as novas formulações podem ter tempos de secagem diferentes, é importante adaptar as rotinas de trabalho para manter a qualidade e segurança dos procedimentos.
Com essa decisão, o Brasil alinha-se às medidas já adotadas pela União Europeia, reforçando o comprometimento com a segurança dos consumidores e profissionais que utilizam produtos cosméticos.