Professor alerta sobre massa de ar que irá CONGELAR o RS

Um professor alertou para a chegada de uma massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul. De acordo com o professor de geografia Bruno Barros em um vídeo para seu canal no YouTube, uma onda de frio deve atingir o Centro-Sul do Brasil, trazendo grandes acumulados de chuva, baixas temperaturas e até possibilidade de neve.

De acordo com Barros, as mudanças começarão a ser sentidas já a partir deste fim de semana: o professor afirma haver possibilidade de neve nas zonas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no sábado (10).

“Neste primeiro pico de frio, que já acontece entre este final de semana e o início da próxima semana, há uma pequena possibilidade para neve nas áreas mais altas da Serra geral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.”, relata o professor. Confira abaixo mais informações sobre o aviso.

Massa de ar frio atinge o Rio Grande do Sul a partir do fim de semana

Segundo o professor, a frente fria está ligada à ação de um ciclone extratropical no Atlântico Sul, que deve provocar chuvas em grande parte do Sul do Brasil. Ele relata que após os primeiros dias, a onda terá um segundo pulso que poderá ser forte, com chance de neve e geada.

“Essa mudança se iniciará com a chegada de uma frente fria associada a um intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul, que provocará chuva pelos estados da Região Sul neste sábado, dia 10 de junho, e também no domingo, dia 11 de junho.”, afirma o professor.

Ele afirma também que a massa de ar deve atingir também outras partes do país, como o sudoeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sul de Rondônia e o Acre. Também afetará outros países da América do Sul, em especial no interior do continente, como Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Imagem: Reprodução / Pixabay