Professores gaúchos recebem excelente notícia do governo

Os professores da rede estadual do RS receberam uma ótima notícia na tarde desta terça-feira (4). Em decisão aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os profissionais receberão um reajuste de 9,45% nos seus salários. Os valores serão retroativos a 1º de janeiro.

A iniciativa tinha o objetivo de alcançar o piso nacional, redefinido pelo Ministério da Educação em janeiro. Com a medida, o salário inicial dos professores aumenta de R$ 4.240 para R$ 4.641. A proposta foi aprovada de forma unânime, com 52 votos favoráveis e nenhum contrário. Confira mais informações abaixo.

Reajuste salarial dos professores do Rio Grande do Sul

Durante a votação, foram apresentadas três emendas ao projeto original. A primeira foi levada pelo PT, PSOL e PC do B, visando aumentar o índice do reajuste para 14,95%. Outras duas foram levadas pelo PL e Republicanos, com o intuito de assegurar um reajuste maior para aposentados e pensionistas.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, não há possibilidade de mais aumentos por enquanto. “O governo está aberto ao diálogo, porém, neste momento, não há margem para qualquer índice além do proposto, porque estaríamos infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou.

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece um limite para as despesas de pessoal em relação ao orçamento do estado. Para o sindicato de trabalhadores da educação CPERS, é necessário que as emendas sejam inclusas no projeto. Em fala ao G1, a presidente Helenir Aguiar Schürer afirmou que cerca de 30 mil professores aposentados não receberão o aumento.

“30% dos professores da ativa não receberam os 9,45%. Isso quer dizer, 70% de alguma forma vai pagar parte deste reajuste. Idoso aposentado, somente 20%, sendo que quase 30 mil professores aposentados não receberão nada. Todo o reajuste será da parcela de irredutibilidade que já está no contracheque deles”, relatou Helenir.

De acordo com o comunicado do governo do Rio Grande do Sul, o reajuste definido foi o maior possível dentro das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.