Programa de educação empreendedora é oferecido para jovens da rede pública de ensino

O projeto Empreendedores do Amanhã, que começou em 2022 com o objetivo de promover programas sobre educação empreendedora e educação financeira para jovens da rede pública de ensino, já tem 10 mil jovens atendidos.

Fruto de uma parceria entre a Junior Achievement Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado, que vai até 2026, a expectativa é que 10 mil jovens participem por ano. A iniciativa passará a integrar o movimento RS+Empreendedor a partir de 2023.

Nesta primeira edição, a região do Vale do Taquari é a que concentrou o maior número de estudantes, totalizando mais de cinco mil. Todos os estudantes da rede estadual de ensino de Lajeado, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram dos programas neste semestre – com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), que atuou como parceira na divulgação e captação de voluntários das mais diversas áreas do mercado de trabalho e da Docile, patrocinadora da iniciativa na região.

A meta da Junior Achievement para o próximo ano é atingir 80 mil jovens gaúchos oriundos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o que representa 10% dos alunos matriculados nesses respectivos anos no estado. Neste ano, mais de 40 mil foram atendidos no Rio Grande do Sul pela JA, sendo 89% jovens em situação de vulnerabilidade social.