Projeto é aprovado e cidade do RS terá transporte público gratuito

Com a aprovação de projeto, uma cidade do Rio Grande do Sul terá transporte público gratuito garantido para toda a população. Nesta semana, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 44/2023, que cria o “Programa Tarifa Zero” para a cidade de Gramado: a medida passa a valer a partir deste final de semana.

O projeto foi aprovado nesta quinta-feira (29) em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. No mesmo dia, pela tarde, o prefeito Nestor Tissot sancionou a lei. Com a medida, a população terá acesso ao transporte público de forma gratuita em todos os finais de semana de julho, novembro e dezembro de 2023. Confira abaixo mais informações sobre o projeto.

Programa Tarifa Zero traz transporte público gratuito para Gramado

O projeto de lei teve voto favorável de todos os sete parlamentares presentes, incluindo Neri da Farmácia, Joel da Silva Reis, Roberto Cavallin e Rosi Ecker Schmitt, do Progressistas, Professor Daniel (PT), e Rodrigo Paim e Cícero Altreiter, do MDB. O único vereador que não participou da sessão foi Renan Sartori.

Para anunciar a aprovação do projeto, o prefeito Nestor Tissot foi até o transporte público para divulgar a notícia diretamente aos beneficiados.

“É uma medida que visa melhorar a mobilidade urbana e estimular que todos utilizem amplamente esse serviço, para que possam ser oferecidas mais rotas e novos horários”, afirmou o prefeito.

No Rio Grande do Sul, apenas as cidades de Parobé e Pedro Osório tem passe livre de forma integral — no restante do país, há 67 municípios no qual não é preciso pagar para andar de ônibus. Caxias do Sul tem um programa de tarifa zero, aplicado em três domingos por ano.

Atualmente, os usuários do transporte coletivo em Gramado podem usar 22 ônibus em 45 linhas, com a tarifa no valor de R$ 4,90. Mais quatro ônibus estão planejados para serem incorporados à frota até agosto.

Imagem: Reprodução / Freepik