Projeto MudaMundo: ações em escolas públicas, com foco nas crianças, busca melhorar a sociedade

Há 17 anos atuando em escolas públicas de diversas cidades do Brasil, o projeto MudaMundo possui o objetivo de transformar a sociedade em um lugar melhor começando pela raiz: as crianças. A iniciativa surgiu em Porto Alegre.

O projeto faz uso de peças teatrais e seis edições de livros de autoria de Caio Ritter para contar a história fictícia do menino João, um garoto negro, muito esperto, sempre pronto para auxiliar os outros e incomodado com as injustiças. O menino sonha em mudar o mundo, tornando-o um lugar mais solidário e seguro.

A partir da apresentação das aventuras do pequeno e seus amigos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo e de cuidados com o meio ambiente. De acordo com a coordenadora do MudaMundo, Cristiane Ostermann, o projeto atende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. 

“Nossa principal missão é colaborar com os professores naquilo que eles já fazem diariamente, no resgate de valores como cuidado, respeito, diálogo e gentileza”, diz Cristiane. 

Para os docentes, são oferecidas oficinas de sensibilização presenciais ministradas pela própria coordenadora do MudaMundo. Nelas, são entregues materiais pedagógicos criados especialmente para o projeto por pedagogas especializadas.

No final de agosto, a iniciativa marcou presença em escolas de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. De acordo com levantamento, desde sua criação, o projeto já viajou para mais de 125 cidades de 12 Estados diferentes. Mais de 6 mil edições de livros físicos foram distribuídos, atendendo 4.840 mil escolas públicas e mais de 93 mil crianças.

Ajude o projeto MudaMundo

Diversos patrocínios, as Secretarias Municipais de cada cidade e, principalmente, a Lei Federal de Incentivo à Cultura são os principais apoiadores para a realização das ações. De acordo com Cristiane, como o grupo teatral vem de Minas Gerais, o projeto custeia deslocamento, hospedagem e alimentação. 

Para patrocinar o projeto, entre em contato via WhatsApp pelos telefones: (51) 99806-4427 ou (51) 99153-2164.