Projeto que ensina sobre barbearia e empreendedorismo para jovens em Porto Alegre, veja como se inscrever
A Fundação Tênis, ONG com sede em Porto Alegre, qualifica diversos jovens para o mercado de trabalho através de uma oficina de barbearia e empreendedorismo.
A iniciativa faz parte do projeto Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho, que teve início em junho e terá duração de seis meses.
As atividades são ministradas nas tardes de terça-feira, no Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, parceiro do projeto junto ao Ministério Público do Trabalho.
Os alunos ainda recebem uma bolsa permanência de R$400 como forma de incentivo — notícia apenas dada após a seleção final.
Barbearia
É o barbeiro Grégori Camargo que ministra as oficinas de barbearia na Bom Jesus. O profissional descobriu a vocação jovem e hoje possui dois estabelecimentos em Porto Alegre voltados para o ramo.
Ele planeja ensinar aos alunos a teoria e a prática de quatro cortes: mid fade, taper fade, low fade e high fade.
“A oportunidade que eles estão tendo hoje é única. Eu não tive essa oportunidade, tive que me dedicar, ir para internet e aprender meio que sozinho para, depois, quando abri meu próprio negócio, fazer um curso”, comenta.
Empreendedorismo
A oficina de empreendedorismo é comandada pelo economista, professor universitário e pesquisador Lázaro Sumba Quími, de 49 anos.
Nas aulas são abordados temas como educação financeira, trabalho em equipe, gerenciamento do tempo, além de cuidados com a saúde mental e física.
O professor sentiu a necessidade de iniciar as aulas abordando temas ligados à vida pessoal dos alunos, de forma que os mesmos possam se organizar e tornar-se engajados com o tema, antes de efetivamente iniciar com a educação empreendedora.
Visão de futuro
Os resultados das oficinas já podem ser observados em diversos alunos, como o Kauan Rafael Souza Moraes, de 19 anos. O jovem já trabalha como designer de sobrancelhas em um salão, e a possibilidade de especializar-se em cortes o chamou atenção.
Kauan, que visa abrir seu próprio negócio, diz que cortar cabelo tem sido mais tranquilo do que ele imaginava. Sobre as aulas de empreendedorismo, ele relata ter ganhado motivação para ter uma rotina, planejamento e uma “sede” de futuro.