Propaganda eleitoral no Rio Grande do Sul inicia a partir desta terça-feira (16)
A propaganda eleitoral terá início nesta terça-feira (16) no Rio Grande do Sul. Tanto na televisão, quanto na internet, um série de critérios devem ser cumpridos de acordo com o Calendário Eleitoral 2022.
As candidatas, candidatos, partidos, federações e as coligações podem fazer funcionar, entre 8h e 22h, alto-falantes ou amplificadores de som até o dia 1º de outubro.
Os envolvidos no processo eleitoral podem, até o dia 29 de setembro, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, entre, 8h e 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
A distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio pode ser feita até as 22 horas de 1º de outubro.
Também conforme o calendário eleitoral de 2022, até o dia 30 de setembro podem ser feitas divulgações pagas na imprensa, reprodução de conteúdos na internet do veículo. O limite da propaganda eleitoral é de até 10 anúncios por veículo em diversas datas para espaços de até ⅛ da página do jornal ou ¼ da página de uma revista.
No horário eleitoral gratuito, a propaganda será veiculada tanto nas emissoras de rádio quanto nas de televisão do dia 26 de agosto ao dia 29 de setembro, no período do primeiro turno. Caso haja um segundo turno, a transmissão da propaganda eleitoral gratuita será feita do dia 7 ao dia 28 de outubro.
O primeiro turno das eleições de 2022 está previsto para acontecer no dia 2 de outubro e, caso seja necessário um segundo turno, o pleito será realizado no dia 30 de outubro nos municípios onde há mais de 200 mil eleitores. No Rio Grande do Sul são cinco municípios: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.
Os eleitores indicarão seus votos para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente nas urnas eletrônicas. As opções de candidatos seguem esta mesma ordem.