PSDB: veja as projeções de Eduardo Leite como presidente do partido

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista para a Folha de São Paulo, compartilhou seus planos para sua gestão como presidente do PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil). O político foi anunciado como presidente do PSDB em novembro de 2022.

Em sua fala, o governador propôs mudanças para o partido, que segundo ele, está em um momento de crise. Leite afirma que a perda da disputa eleitoral em São Paulo, quando o candidato do partido, Rodrigo Garcia, não conseguiu a reeleição, abre espaço para a redistribuição do partido.

Eduardo Leite fala sobre possível candidatura para a presidência

Eduardo Leite afirma que a releitura do partido deve incluir uma melhor distribuição política, e discussão sobre as agendas e bandeiras do partido. O governador afirma que a força do partido em São Paulo era tanto positiva quanto negativa para o PSDB, visto que garantia impacto pelo tamanho da população e o poder econômico do estado, mas também prendia o partido no estado, o deixando menos distribuído em outros estados.

O governador, que renunciou ao cargo em 2022 para uma possível candidatura á Presidência da República, foi impedido quando o PSDB optou pelo apoio de Jair Bolsonaro, do PL. Sobre uma possível candidatura em 2026, o governador afirma que prioriza o fortalecimento de um centro democrático para o país mais do que a própria ascensão pessoal.

Atualmente, Eduardo Leite está na cidade de Davos na Suíça, para representar o estado na edição de 2023 do Fórum Econômico Mundial, que busca debater problemas globais contemporâneos, como a crise de energia e alimentação.