Pulgas? Revelado o inseto que causou infestação no litoral gaúcho e esvaziou praias

A Prefeitura de Torres se pronunciou sobre o caso da infestação de insetos que atingiu as praias no litoral gaúcho no último domingo (5). Nesta terça-feira (7), o diretor da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, afirmou que não se tratam de pulgas ou maruins, e sim, de um inseto chamado “tripes”, da ordem Thysanosptera.

Eles não causam nenhum problema a saúde humana e são comuns em plantações. A informação foi confirmada após análise do Laboratório Central do Estado – LACEN/RS de amostras coletadas na praia de Torres.

Estiagem pode ter causado infestação de insetos em Torres

Uma das hipóteses levantadas pela prefeitura de Torres é que a baixa umidade e a estiagem tenham levado os insetos á se deslocarem das áreas rurais em rumo á praia, pois precisam da água para sua sobrevivência. Há também a possibilidade de que as chuvas recentes possam ter causado uma eclosão rápida de ovos, levando à sua proliferação rápida.

Neste domingo (5), veranistas no litoral norte do Rio Grande do Sul foram atingidos por uma infestação de insetos. Além de Torres, Capão da Canoa e os balneários de Passo de Torres, no sul de Santa Catarina, também foram afetados. Uma nuvem formada por insetos voadores tomou conta da praia por cerca de uma hora, causando medo e preocupação.

Pessoas que estavam no local relataram irritação e coceira por conta do ocorrido, que se concentrou na faixa de área e não atingiu os banhistas que estavam na água. A suspeita inicial dos veranistas é que se tratasse de uma infestação de pulgas.