Qual a diferença entre Pix Saque e Pix troco?

Duas novas modalidades já estão disponíveis para usuários do Pix: Pix Saque e Pix Troco. Basicamente, a transação foi criada exclusivamente para o saque de dinheiro. Ou seja, é como um saque simples que quem possui uma conta bancária já realiza essa operação.

Mas afinal, qual é a diferença entre Pix Saque e Pix Troco?

A diferença entre as duas modalidades é a que, no o Pix saque, o cliente saca o valor da transação, já no Pix troco, o valor entregue ao cliente será a diferença entre o valor total do Pix e o valor da compra. 

Lucas Thaislo, diretor de Produtos, Tecnologia e Inovação do Banco Semea explicou que em ambas as transações, Troco ou Saque, o usuário que quer retirar o dinheiro em espécie vai fazer um Pic para o agente ou estabelecimento que oferta o serviço. Via leitura de QR Code ou transferência simples, ele fará o Pix da sua conta para a conta do Agente de Saque, que entregará ao usuário o valor em espécie solicitado. É uma espécie de expansão dos terminais de saque 24h”.

Os clientes do Pix poderão realizar o saque em estabelecimentos comerciais habilitados e em caixas eletrônicos de todo país. “É uma espécie de expansão dos terminais de saque 24h”, acrescenta Thaislo.

É importante ressaltar que haverá limite de valores para as duas modalidades. O valor mínimo que poderá ser sacado pelo cliente é de R $500,00 durante o dia e R $100,00 a noite (das 20 horas às 6 horas), segundo o Banco Central.

Como realizar o saque:

  • fazer um PIX a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço no estabelecimento comercial e demais agentes que disponibilizam as modalidades;
  • após a autenticação do pagamento, o cliente recebe o valor da transferência em dinheiro.