Qual é o mascote do Inter? Conheça o Saci

O Sport Club Internacional é um dos clubes mais queridos do Brasil, reunindo vários torcedores que se identificam com a importância do clube. Além da sua história e estádio, suas cores e mascotes também são importantes para entender as vertentes de uma equipe no mundo de futebol.

No caso do Internacional, o mascote é o Saci Pererê. Porém, você sabe o que há por trás dessa representação? Confira mais detalhes sobre a história do mascote do Inter e curiosidades!

Mas afinal, qual é o mascote do Inter?

Primeiramente, é importante saber o motivo que o Saci ganhou fama: foi no começo do século XX, com o escritor Monteiro Lobato lançando a obra “O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito”.

De acordo com a página oficial do Internacional, o mito surgiu em tribos indígenas do Sul do Brasil, principalmente na Região das Missões, no Rio Grande do Sul. A falta de uma perna teria sido incrementada na história pelos escravos africanos, sendo que o membro foi perdido “jogando capoeira”, conta o site do clube gaúcho.

Sendo assim, o mascote do Internacional se popularizou como o Saci, levando o mito para dentro do campo de futebol.

Por que o Saci é o mascote do Inter?

Segundo a imprensa oficial do Inter, durante a década de 1950, começou a comparar o Internacional com o personagem folclórico. Naquela época o clube abria suas portas aos negros, algo que não era comum em outros times brasileiros, praticamente com exceção do Vasco da Gama.

“Não há como dissociar a história do Internacional do seu mascote, o Saci-Pererê. Ambos cresceram e se desenvolveram juntos. O Internacional foi fundado em 1909, e nove anos depois Monteiro Lobato publicou o livro “O Saci-Pererê: resultado de um inquérito”, no qual colheu depoimentos de leitores do jornal Estado de S. Paulo para transformar a história oral da lenda do saci em história escrita”, destaca o site do Internacional.