Qual o motivo do apagão no RS e outros Estados do Brasil? Entenda!
Informações divulgadas por companhias de energias apontam para as causas do apagão que atingiu o Brasil na manhã desta terça-feira, 15 de agosto. Diversas cidades em 25 estados e Distrito Federal foram atingidas.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) uma ocorrência às 8h31 resultou em uma “separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste”. Confira abaixo mais informações sobre o caso.
Apagão que atingiu todo o Brasil foi o resultado de dois eventos simultâneos
Ainda segundo o ONS, o apagão nos estados do Sul e Sudeste foi uma ação controlada, com o objetivo de impedir a propagação da ocorrência.
De acordo com a CEEE Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Rio Grande do Sul e outros estados, o corte no fornecimento está ligado à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um mecanismo de proteção da rede para restringir a perda de carga no sistema.
“Houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema o que ocasionou perda no suprimento de energia para alguns estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul”, afirmou a concessionária.
Em um pronunciamento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que um evento dessa magnitude só poderia acontecer sob a ocorrência de dois eventos concomitantes, ambos em linhas de transmissão de alta capacidade. “Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje”, afirmou o ministro.
Ainda não foi explicado quais seriam os dois eventos que provocaram o apagão. De acordo com o ministro, as informações serão passadas até quinta-feira, 17 de agosto. “Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas.”
Imagem: Reprodução / Serviços e Informações do Brasil