Quando o sol volta a aparecer no RS? Temporais devem seguir no estado até a próxima semana

A sexta-feira (22) começou com chuvas intensas, raios e trovoadas em grande parte do Rio Grande do Sul, com a formação de áreas de instabilidade na madrugada e que se deslocam pelo Oeste, o Centro, o Sul e o Leste gaúcho.

Essa instabilidade climática alcançou a área de Porto Alegre e região metropolitana pouco antes das cinco da manhã, com temporal forte. Contudo, a presença do sol é esperada por alguns moradores do território gaúcho, como uma “pausa” para as fortes tempestades que vem acontecendo no estado.

A intensa instabilidade é consequência do avanço de ar muito quente para o Rio Grande do Sul, a partir de uma bolha de calor instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

Tempo de instabilidade no RS

As condições do tempo variam bastante conforme o município gaúcho, mas a maioria das regiões deve ter instabilidade ao menos uma parte do dia. O sol pode aparecer no Norte e no Nordeste do estado.

De acordo com o alerta da MetSul Meteorologia, a chuva com grande frequência e com temporais de vento, granizo e raios deve atingir principalmente o Oeste, Centro, Sul e o Leste do Rio Grande do Sul até metade da semana que vem.

Além disso, a MetSul adverte que os volumes de chuva devem ser muito altos em parte do Rio Grande do Sul com a persistência da instabilidade até a metade da semana que vem. Por isso, é importante se manter atento às condições climáticas.

Precipitações excessivas

Outra advertência importante da MetSul é as consequências que a chuva pode causar. Com as precipitações excessivas, as inundações vão piorar em muitas áreas e haverá repique de cheias de rios.

Sendo assim, o volume de chuva preocupa as autoridades próximos da bacia do Jacuí e de outros rios que desembocam em Porto Alegre.

Foto: ALINA SOUZA/CORREIO DO POVO/ARQUIVO