Você já ouviu alguma promessa de amor verdadeiro? Se sim, provavelmente sabe que este sentimento pode diminuir conforme passam os dias. Dessa forma, a paixão avassaladora pode deixar de existir depois de um tempo com uma pessoa.
Pensar no amor é navegar em uma maré de emoções nada planejadas. Contudo, é importante lembrar que cada fase do relacionamento tem sua própria essência, apesar do tempo ao lado do seu parceiro.
Por aqui, iremos destacar por quanto tempo a paixão ardente permanece dentro do relacionamento, de acordo com a ciência.
Olhar científico sobre o amor
Conforme o professor de psicologia da Universidade Complutense de Madrid, José Antonio Hinojosa, o amor romântico entre casais tem uma vida útil média de quatro anos. A informação dada pelo especialista causou alvoroço.
Segundo ele, o próprio conceito de amor romântico é destinado completamente à procriação e cuidado com a prole. Porém, aos casais que permanecem juntos, há outros inúmeros benefícios em uma vida a dois.
Além da paixão avassaladora do início de um relacionamento, casa casal é diferente. Sendo assim, não há um prazo estimado para o fim dessa paixão.
Desgaste natural de todo relacionamento
Conforme os casais se estabilizam dentro do relacionamento, os hormônios responsáveis por essa paixão inicial vão se diminuindo. Com isso, o que antes parecia uma montanha-russa de emoções, começa a se nivelar.
Porém, não é correto dizer que a diminuição dessa paixão significa o fim do amor verdadeiro entre os dois companheiros. Os relacionamentos de longa data são frequentemente caracterizados por uma profunda amizade e confiança mútua.
Sendo assim, cada casal mantém uma dinâmica aceitável dentro do relacionamento. Com isso, é possível que a paixão vire amizade após um bom tempo junto dentro de uma relação.
Imagem: Reprodução / Freepik