Quanto tempo falta para me aposentar? Veja como calcular seu tempo de contribuição

Com a Reforma da Previdência de 2019, foram alteradas as regras em torno da aposentadoria. Desde o ano da reforma, as normas têm mudado de forma anual. Dessa forma, é importante saber quais as diferentes modalidades e também como calcular o seu tempo de contribuição para saber quando você pode se aposentar.

Confira abaixo as informações necessárias em torno da aposentadoria em 2023 e as mudanças após a Reforma da Previdência.

Como saber quanto tempo falta para se aposentar

Antes de saber quanto tempo falta, é preciso primeiro calcular seu tempo de contribuição no INSS. Este cálculo pode ser feito através do portal Meu INSS, pelo site ou aplicativo. Na opção “Simular aposentadoria”, você deve fornecer seus dados de cadastro e então saber não apenas seu tempo, mas também a estimativa do valor. Sabendo quanto tempo de contribuição você tem, é possível descobrir o tempo restante para se aposentar.

Segundo a regra da idade mínima e tempo de contribuição, homens podem se aposentar a partir dos 63 anos, com contribuição mínima de 35 anos. No caso de mulheres, a idade mínima é 58 anos, desde que possuam 30 anos de contribuição. Esta norma tem sofrido ajustes a cada ano, e em 2023, aumentou em seis meses em relação ao ano anterior.

A partir da regra da idade, é possível se aposentar com apenas 15 anos de contribuição ao INSS. Porém, a idade mínima é maior. Homens precisam ter 65 anos, e mulheres, apenas 62.

Há também a regra da pontuação, onde é feita uma contagem de pontos baseado na soma entre o tempo de contribuição e a idade do trabalhador. Neste caso, para homens, a contribuição mínima é de 35 anos e a pontuação deve ser de 100 pontos. Para mulheres, é preciso ter contribuído por 30 anos, com no mínimo 90 pontos.