Querência Amada: como a música de Teixeirinha se tornou hino informal do RS?

A música Querência Amada, composta por Teixeirinha, é um dos famosos hinos do Rio Grande do Sul e é reconhecida como símbolo da cultura gaúcha em outros pontos do Brasil.  Mas você sabe como a música se tornou um hino do estado? 

Com diversas versões gravadas por outros artistas como Thiaguinho, Gusttavo Lima, KLB, Leonardo, Maiara e Maraisa, a música ficou ainda mais famosa após a morte de seu intérprete. 

A composição de Teixeirinha é a segunda faixa do lado A do disco Aliança de Ouro, gravado em 1975. A produção exalta o Rio Grande do Sul com seus versos “O céu azul do Rio Grande” “Planície e Serra” “Berço de Flores da Cunha/ E de Borges de Medeiros/ Terra de Getúlio Vargas/ Presidente brasileiro” “Do povo vem o carinho/ Bondade nunca é demais”. 

Para o jornalista e escritor da biografia de Teixeirinha, Daniel Feix, a composição é parte do cantor e compositor e incorpora sua ideia de exaltação da terra. Outras canções do artista gaúcho também prestigiam locais do estado, entre elas: Gaúcho de Passo Fundo, Xote Soledade e Capão da Canoa. 

Segundo Feix, o cantor tinha uma afinidade com a música popular e representava uma onda que surgiu na era de ouro das trovas entre 1940 e 1960. 

Como a música de Teixeirinha se tornou hino informal do RS? 

Duas décadas após seu lançamento, Querência Amada se popularizou na versão gravada por Oswaldir & Carlos Magrão com uma pegada country e introdução de guitarra. A regravação aconteceu quando os artistas moravam em São Paulo e estavam na casa de um amigo que possuía discos de Teixeirinha. Carlos Magrão ao escutar Querência Amada lembrou da época em que o próprio pai costumava escutar a canção, o que lhe conectou pela primeira vez com a importância da canção. Oswaldir então pegou o violão e iniciou uma série de mudanças que garantiram a popularização da música. 

A canção de Teixeirinha entrou para o repertório da então dupla em 1993 no disco Velha Gaita.

Ouça a canção que virou hino informal do RS