Quinto caso da varíola dos macacos é confirmado no RS

O caso foi confirmado nessa quinta-feira (28) pela Secretaria da Saúde (SES). Trata-se de uma moradora de Caxias do Sul.

O teste foi feito por exames de identificação genética do vírus pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde. A paciente não apresenta histórico de viagem e, no momento, investiga-se um possível contato com pessoas que tenham viajado e apresentado sintomas. Ela já passou por atendimento médico e segue monitorada pela SES e pela Secretaria de Saúde do município.

No Rio Grande do Sul, atualmente, há 5 casos confirmados:

• Porto Alegre: três homens.

• Uruguaiana: uma mulher.

• Caxias do Sul: uma mulher.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou neste sábado (23) que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global.

O que é a Varíola do Macaco?

A monkeypox é uma doença que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome. Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma da varíola, já erradicada entre os seres humanos.

A transmissão é feita por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado. O período de incubação, geralmente, é de 6 a 13 dias, mas pode chegar a até 21 dias.

Inicialmente, o infectado apresenta febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas, inchaço nos linfonodos e lesões na pele (na face e extremidades).

Os pacientes diagnosticados devem receber alimentos e líquidos, para manter as lesões cutâneas limpas e secas, além do estado nutricional adequado.