Rajada de vento de quase 343 km/h é provocada por ciclone
Um tufão, que atingiu Taiwan nas últimas horas, gerou a terceira rajada de vento mais intensa já registrada pela Meteorologia mundial. O caso causou espanto às autoridades, uma vez que a ilha registrou ventos médios de 190 km/h e rajadas extraordinárias acima de 300 km/h.
O fato mais notável foi o registro de uma estação meteorológica taiwanesa, com rajadas de ventos de 342,7 km/h na ilha de Lanyu, a uma altitude de apenas 324 metros. Vale lembrar que, se confirmada, esta será a rajada de vento mais intensa da história mundial.
Os únicos registros que passaram desta marca foram de 407,1 km/h em Barrow Island, na Austrália, e uma rajada de vento de 371,7 km/h em Mount Washington, New Hampshire, Estados Unidos.
Caso de Taiwan registra pessoas atingidas
O tufão Koinu deixou, ao menos, uma pessoa morta e centenas de milhares de casas sem energia. As autoridades afirmam que uma mulher de 84 anos morreu em sua casa na cidade de Taichung, no Oeste, depois de ser ferida por vidros quebrados.
“As rajadas de vento máximas de 95,2 metros por segundo medidas na Ilha das Orquídeas na noite passada são um novo recorde em Taiwan”, disse um meteorologista à AFP. A estação meteorológica em que foi feita a observação possui três anemômetros.
Autoridades devem tomar medidas para diminuir o impacto
Além disso, as autoridades fecharam escolas e escritórios nesta quinta-feira, antecipando o impacto do Koinu. Quase 300 pessoas foram feridas, disse o governo sem fornecer mais detalhes.
Mais de 200 voos internacionais e domésticos foram cancelados, enquanto cerca de 3 mil pessoas, que vivem em regiões principalmente montanhosas, tiveram que deixar suas casas por precaução. Deve levar aproximadamente dois dias para que seja restaurado a energia na região.
Foto: SEAN CHANG/AFP/METSUL METEOROLOGIA