Ranking mostra melhores cidades para viver no Rio Grande do Sul

Para novos residentes, estudantes universitários, pessoas de negócios ou qualquer outro tipo de trabalho, a região Sul do Brasil oferece experiências, estadias e roteiros para públicos definitivos ou passageiros “trilegais” com qualidade garantida. Alguns aspectos de cidades da região tornam ainda mais valorosa a vida por aqui.

Além da tradição alemã e italiana mantida em seus costumes até os dias de hoje, a infraestrutura das cidades gaúchas proporciona uma das melhores qualidades de vida do país.

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil aponta o Rio Grande do Sul como sexto estado melhor avaliado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) com pontuação de 0.746.

O estado mais extremo ao Sul do país figura no top 10 dos índices de renda (4º, com 0.840), educação (8º, com 0.642) e longevidade (5º, com 0.769). Muitas das cidades melhores avaliadas em serviços, comércio, oferta de saúde e educação, infraestrutura e segurança sequer possuem 10 mil habitantes.

Na lista abaixo, com dados coletados pela plataforma Quinto Andar a partir de estudos e rankings nacionais é possível conhecer os melhores benefícios de cada cidade gaúcha bem avaliada, seja uma metrópole ou uma pacata interiorana.

Porto Alegre

A capital foi eleita três vezes pela Organização das Nações Unidas como a melhor metrópole nacional para se viver. Porto Alegre possui o alto IDHM de 0,805 de acordo com o Programa das Nações Unidas (Pnud). 

A área verde da cidade é proporcionalmente maior para cada indivíduo que o considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vida noturna local é agitada, há boa mobilidade urbana e o mercado de trabalho é aquecido.

Canoas 

Distante apenas 20 km da capital, o IDHM da cidade está nos atuais 0,750, o que a posiciona como uma das 15 melhores do estado para se viver. Com porte de cidade pequena mas com serviços e estrutura cosmopolita, está ligada a Porto Alegre numa viagem de no máximo 40 minutos.

Além das belezas naturais, há estruturas de ensino muito bem avaliadas e um comércio intenso no centro.

Carlos Barbosa

Residência da Associação Carlos Barbosa de Futsal, possui geografia montanhosa com até 750 metros de elevação ao seu redor. São poucos mais de 26 mil habitantes locais e um fluxo constante de turistas. O seu relevo oferece excelentes paisagens e ambientes para prática de esportes. Seu IDHM é de 0,796.

Caxias do Sul

A 817 metros de altitude, é a maior cidade da famosa Serra Gaúcha com cerca de meio milhão de habitantes. Com ciclos econômicos voláteis desde 1875, porém firmes em resultados, a cidade possui hoje uma infraestrutura moderna e completa além de um índice elevado de desenvolvimento humano com 0,782 pontos. 

Caxias possui rede de ensino pública e privada bem avaliada para crianças, adolescentes e jovens. Também integra a Rota da Uva e do Vinho, conjunto de cidades de alta produção vitivinífera.

Novo Hamburgo

O título de Capital Nacional do Calçado representa muito de onde se origina a principal atividade comercial da cidade. Mas a economia local não se resume a isso, novas indústrias ajudaram a diversificar a receita municipal.

Exportando para dentro e fora do país, a indústria e o comércio calçadista garante uma boa renda média. A cidade está na rota dos principais eventos culturais do país, possui excelentes universidades e um clima ameno em boa parte do ano.

Dica

Se você busca um itinerário imperdível para desbravar o estado, esteja morando no RS ou apenas de passagem, clicando aqui você encontra excelentes opções.