Ranking nacional coloca o Paraná como 3° estado mais eficiente do país

Um ranking nacional incluiu o Paraná como um dos três estados mais eficientes do país no ramo empresarial. De acordo com o Mapa das Empresas — elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Paraná é o terceiro lugar em maior eficiência na abertura de empresas.

Segundo os dados dos ministérios, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil entre janeiro e abril de 2023. O tempo médio para abrir estas empresas foi de 1 dia e seis horas. No Paraná, esse indicador foi de apenas 11 horas. Confira mais informações abaixo.

Paraná é o terceiro estado com maior agilidade na abertura de empresas

Em relação ao tempo médio para abertura de empresas, o estado mais rápido foi Sergipe, onde são necessárias, em média, apenas sete horas para abrir uma empresa. Em segundo lugar, ficou Amapá, com 7,9 horas. O Paraná aparece em terceiro, com 11 horas.

Além disso, o estado também se destacou como aquele cuja capital possui o menor tempo de abertura: duas horas. “Em relação às capitais, Curitiba (PR) e Aracaju (SE) registraram menor tempo de abertura, com média de apenas duas horas. Já Belém do Pará foi a que demandou mais tempo (2 dias e 22 horas), seguido pela cidade de São Paulo (1 dia e seis horas)”, afirmou o MDIC.

Segundo a diretora do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei/MDIC), Amanda Souto, os avanços na redução do tempo médio para abertura de empresas são um reflexo do processo de padronização, automatização e digitalização dos procedimentos.

Por outro lado, os estados com maior demora foram: São Paulo, onde a média de tempo é de mais de dois dias: 49,5 horas; o Pará, com 35,6 horas; e em terceiro, Santa Catarina, com 31,3 horas. Você pode conferir as informações completas do Mapa das Empresas clicando aqui.

Imagem: Pedro Ribas / Prefeitura Municipal de Curitiba