Reabertura do Aeroporto Salgado Filho vai deixar passagens para SP mais baratas
Na noite da última terça-feira, um levantamento realizado no site da Azul Linhas Aéreas revelou que a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho trará mudanças significativas no setor aéreo de Porto Alegre. Fechado temporariamente, o aeroporto retomará suas operações domésticas no dia 21 de outubro de 2024, conforme anunciado pela concessionária Fraport e pelo governo federal.
Essa reabertura não é apenas uma questão de infraestrutura; representa uma nova fase econômica e logística para a região. Durante o período de fechamento, a Base Aérea de Canoas (Baco) atuou como alternativa emergencial, resultando em um aumento considerável nos preços das passagens devido à capacidade limitada da base militar.
Impacto da reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho
Com o retorno dos voos ao Salgado Filho, a Azul Linhas Aéreas passará de operar cinco pousos e decolagens diários na Base Aérea de Canoas para 30 operações diárias no aeroporto da capital. Isso permitirá a companhia aérea a transportar um volume significativamente maior de passageiros. Estima-se que até 57 mil pessoas possam ser atendidas semanalmente, disseminando a conectividade com dez cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com testes realizados no site da Azul, as passagens aéreas partindo de Porto Alegre terão preços mais acessíveis em comparação às saídas de Canoas. Um exemplo destacável é a diferença de custo para voar entre os destinos de Canoas e Campinas, em São Paulo. Para uma viagem de ida no dia 9 de outubro e volta no dia 11, o custo total é de R$ 3.382. Já para um voo partindo de Porto Alegre em novembro, na mesma configuração, o valor é bem menor: R$ 917, representando uma economia de 72%.