Reintegração de posse deixa 80 famílias desabrigadas na Av. Rio Branco, Centro de SP

Após a reintegração de posse iniciada na última quarta-feira, 19, e que se encerrou às 12h da última quinta-feira, 20, as cerca de 80 famílias que habitavam o prédio de dez andares na Avenida Rio Branco, 617, na região da República, zona central, foram remanejadas para outros imóveis ocupados no Centro.

A reportagem do Infodiretas chegou ao local às 12h, quando os últimos moradores retiravam seus pertences de dentro do imóvel, que passa por uma reforma e irá servir de hotel. De acordo com os ocupantes, haviam quartos com banheira hidromassagem. Uma moradora que não quis se identificar, disse que veio da Zona Leste, chegando ao local no dia 24 de fevereiro.

Veja galeria de fotos

Coordenados pela Frente de Luta por Moradia (FLM), cerca de 40 pessoas estavam na frente do edifício enquanto a reportagem esteve por lá. Na maioria mulheres e crianças pequenas. Correndo de um lado para o outro, um garotinho estava alheio à situação vivida por sua mãe. Elma Gonçalves, de 20 anos, segurava o filho Taylan, de três meses, enquanto dava a entrevista e ainda ficava de olho em seu outro filho, Saimon, de 3, que com um celular na mão, corria entre as esquinas da Rua dos Gusmões e da Rua General Osório, região conhecida como Cracolândia.

Elma conta que veio de Salvador, na Bahia. Sem saber precisar bem quando chegou, ela disse, que seu primeiro endereço em São Paulo foi uma outra ocupação que deixou duas semanas atrás. Ocupando um apartamento no 4º andar, Elma, que está desempregada, alega, que não conta com o auxílio da família, além de estar solteira. “Cheguei ao local na tentativa de ter um lugar para morar. Não tenho para onde ir”. No dia anterior à visita da reportagem, por volta das 13h, a PM foi até o endereço, e sem necessidade como muitas testemunhas relatam, usou-se da força contra mulheres, crianças, além de ter borrifado spray de pimenta.