Reintegração de posse tem cenas de guerra em prédios de Itaquera, ZL

A reintegração de posse do Conjunto Residencial Caraguatatuba, na Rua Domingos Rubino, em Itaquera, Zona Leste da capital, tem cenas de guerra e depredação total das cerca de 31 unidades que totalizam 940 apartamentos. A Polícia Militar está no local desde a última terça-feira, 18, mas a resistência dos moradores em desocupar o local, fez com que batalhões da Tropa de Choque fossem enviados nesta quinta-feira, 20.

Desde às 6h, pelos menos 120 homens estão no local. Pelas primeiras horas da manhã, uma grande parte dos moradores ocupantes deixaram as unidades, colocando seus pertences nas ruas do entorno dos edifícios. Porém, por volta das 12h30, os confrontos se intensificaram, barricadas com móveis, entulhos e pneus foram feitas, ao menos quatro apartamentos pegavam fogo. Mais tarde, por volta das 13h15, homens subiram no topo do prédio e começaram a depredar o telhado, antenas de TV a cabo e telefonia, além de atear fogo a mais dois apartamentos e pichar o telhado e uma parte de um apartamento do último andar. Passivamente, a Tropa de Choque da Polícia Militar acompanha os atos de depredação e vandalismo. A PM está posicionada em pelo menos duas frentes, com escudos e armas com bombas químicas. O helicóptero Águia sobrevoa o perímetro.

Mais cedo, duas caixas d’água chegaram a ser furadas, jorrando uma grande quantidade de água. A PM informou que as negociações eram arrastadas desde outubro e que os moradores já sabiam que teriam que deixar os apartamentos. Os prédios pertencem à Caixa Econômica Federal e fazem parte do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, e foram invadidos em julho de 2013.