Relatório revela cidades gaúchas em que mais acontecem acidentes de trabalho
Um relatório produzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) revelou quais as cidades em que mais acontecem acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul. Porto Alegre lidera a lista do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, com 9,4 mil casos, seguida por Caxias do Sul e Passo Fundo.
Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (29), foram registrados mais de 50,5 mil casos em 2022 em todo o estado. O número representa um aumento de 16,21% em relação ao ano anterior. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.
Porto Alegre é a cidade gaúcha onde mais ocorreram acidentes de trabalho, aponta levantamento
De acordo com os dados do MPT a respeito de Porto Alegre, as atividades com maior incidência de acidentes de trabalho são atendimentos hospitalares, abate de aves e suínos e hipermercados e supermercados.
Em Caxias do Sul, houve 4,4 mil ocorrências. Já em Passo Fundo, foram 1,6 mil casos. O município teve um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior, mas apesar do aumento no número de acidentes, 109 a mais, o índice de mortes se manteve o mesmo. Entre os casos, 424 ficaram incapacitadas para o trabalho e foram aposentadas por invalidez.
Em todo o estado, o número de mortes diminuiu em 13,12%. O Rio Grande do Sul teve 8,23% de todos os casos no Brasil. Em incidência, ocorrem 21,4 acidentes a cada 100 mil trabalhadores. O RS está atrás apenas de Santa Catarina, onde o índice é de 24,5 para cada 100 mil.
No Brasil
Em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil casos de acidentes de trabalho. 392 mil trabalhadores deram entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta dos acidentes. O setor hospitalar foi o mais impactado, com 59 mil casos. Os profissionais mais afetados foram os técnicos de enfermagem, com 36 mil casos.