Relógios de Rua de Porto Alegre tiveram apagão ontem, saiba o motivo

Os relógios de rua de Porto Alegre tiveram um apagão na tarde da última quarta-feira (29). Devido a uma manutenção no sistema central, os aparelhos de toda a capital gaúcha pararam de funcionar às 14h. 

Em entrevista ao Correio do Povo, o motorista de aplicativo Rogério Gonçalves levava o filho Yan de 17 ao treino nas categorias de base do Inter, quando notou algo de errado. “Vi que os relógios não estavam funcionando, o treino dele é agora às 14h30min, não posso chegar atrasado”.

Manutenção no sistema central causou o apagão nos relógios

Conforme divulgação da empresa Clear Channel, responsável pelos serviços dos relógios de rua da cidade, o motivo do apagão dos 168 relógios espalhados por Porto Alegre foi devido à necessidade de manutenção no sistema central, localizado nos Estados Unidos. A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que os relógios voltam a funcionar às 17h30.

O que é um relógio de rua?

O relógio de rua é um relógio montado no topo de um poste em um ambiente urbano ou parque. Além de ajudar as pessoas pedestres e motoristas a não perderem a hora, esses relógios também marcam a temperatura. 

Os relógios de rua também são muito disputados por serem excelentes espaços para as empresas divulgarem suas marcas, pois ficam visíveis 24h por dia por serem iluminados. Ainda mais, os relógios estão localizados em regiões onde o tráfego de pedestres e veículos é mais intenso. 

Cada vez mais os relógios de rua vão além de informar as horas, a temperatura e como veículos de propaganda para as empresas. Ao longo dos últimos anos, eles transformaram-se em veículos de prestação de serviço à população. Em São Paulo, por exemplo, durante a pandemia, a prefeitura da capital paulista utilizou os relógios para realizar campanhas e transmitir informações sobre a prevenção da covid-19.