Restaurantes Populares em Porto Alegre sofrem com a inflação e aumento de valores
O restaurante Tudo Pelo Social, famoso por vender comida a preço baixo em Porto Alegre, vem sofrendo com a alta da inflação. Por causa disso, o estabelecimento teve que reajustar o preço do famoso prato feito e os clientes não ficaram satisfeitos com o novo preço.
O restaurante aumentou de R $30,00 para R $40,00 o preço do famoso la minuta, prato que atende até duas pessoas. O aumento causou críticas nas redes sociais e os proprietários ainda não comentaram sobre o ocorrido.
A inflação tem sido o principal motivo do aumento de preços em todos os setores
Segundo divulgação do IBGE dos índices inflacionários para o mês de maio, o grupo de alimentos e bebidas teve uma alta importante de 1,5%, com elevação de preços em produtos como batata-inglesa (16,8%), leite longa vida (8%) e cebola (14,8%)e pão francês (3,8%). Já o tomate (-11%) e a cenoura (-16,2%) registraram queda.
Esses valores impactam diretamente no preço do prato feito. Porém, a alta de 33% no valor do prato está acima do acumulado IPCA-15 de 12,2% em doze meses.
Por outro lado, se compararmos com o reajuste no valor da cesta básica, que foi de 35%, o novo valor do la minuta fica abaixo do índice.
Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a maioria dos estabelecimentos está no prejuízo. A pesquisa mostrou que os preços ainda não conseguiram alcançar a inflação em 76% do cardápio e que apenas 24% dos bares e restaurantes conseguiram ajustar os preços acima da inflação.
Vemos uma melhoria no movimento, mas um aumento que não tem como ser repassado para o cardápio. Não temos como ter certeza que isso vá refletir em um aumento absoluto do faturamento. Muita gente ainda tá trabalhando abaixo da inflação no preço dos pratos. Carnes aumentaram entre 50% e 60%, muito acima dos índices da inflação — argumenta João Alberto Melo, presidente da Abrasel ao GZH.