Restituição do Imposto de Renda pago em PIX? Veja
No fim do último mês, a Receita Federal anunciou que a restituição do Imposto de Renda em 2022 terá a opção de ser paga aos contribuintes por meio do Pix.
Para ter o valor de restituição creditado, o contribuinte, até o ano passado, precisava informar uma conta bancária (corrente, poupança ou de pagamento). A partir deste ano, a opção de receber através do Pix estará disponível, e o valor será depositado na conta vinculada à chave CPF.
A novidade reduzirá possíveis erros de preenchimento dos dados bancários, visto que será somente necessário preencher o CPF. Além disso, facilitará o processo de pagamentos por parte da Receita Federal.
Como faço para receber a restituição do Imposto de Renda 2022 pelo Pix?
A única chave a ser aceita pela Receita Federal será o CPF do titular da declaração. Não serão aceitas outros tipos de chaves, como: e-mail, chaves aleatórias ou telefones.
Portanto, os interessados em receber a restituição do Imposto de Renda via Pix devem cadastrar o seu CPF como chave Pix em alguma de suas instituições financeiras.
DARF poderá ser pago via Pix
A guia do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) emitido pelo programa/aplicativo da receita também aceitará pagamento via Pix, basta escanear o QR Code que virá impresso no documento. O pagamento é processado imediatamente.
Calendário Imposto de Renda 2022
O prazo para realizar a declaração do imposto e prestar contas com o leão se inicia na próxima segunda-feira, 7 de março, e termina no dia 29 de abril.
Os contribuintes que entregarem a declaração nos primeiros dias têm uma chance maior de entrar nos primeiros lotes da restituição do IRPF. Por isso, é recomendado que o cidadão deixe os documentos organizados a fim de não deixar para a última hora.
A restituição do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física deste ano está prevista para ser efetuada em 5 lotes, confira abaixo quais são:
- 1° lote – 31/05
- 2° lote – 30/06
- 3° lote – 29/07
- 4° lote – 31/08
- 5° lote – 30/09