Restituição IR 2022: Consulta do primeiro lote inicia quando será o pagamento?
A Receita Federal liberou ontem (24) para a consulta da restituição do Imposto de Renda. O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores. Mais de 3 milhões de contribuintes começaram a receber os valores. Veja como consultar o valor da restituição do IR e como serão realizados os pagamentos.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
O contribuinte que deseja consultar os valores que deve receber na restituição do Imposto de Renda deverá:
- acessar a página da Receita federal Receita Federal — Português (Brasil) (www.gov.br);
- clicar no ícone “Meu Imposto de Renda”;
- clicar em “Consultar a Restituição”.
Além disso, é possível consultar a restituição pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android Meu Imposto de Renda na App Store (apple.com) e IOS Meu Imposto de Renda na App Store (apple.com)
No site é possível realizar uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda. Caso a restituição não seja feita, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil para resgate.
Cronograma de restituição:
- 1° lote – 31 de maio
- 2° lote – 30 de junho
- 3° lote – 30 de julho
- 4° lote – 30 de agosto
- 5° lote – 30 de setembro
Prioridade de recebimento da restituição do Imposto de Renda
Tem prioridade de recebimento os idosos, pessoas com algum tipo de deficiência ou doença grave e profissionais do magistério. Após essas prioridades, o cronograma segue os pagamentos de acordo com a data de envio da declaração. Ou seja, o contribuinte que enviou a declaração mais cedo vai receber a restituição nos primeiros lotes.