Resultado do Enem 2022 será divulgado nesta quinta; saiba como acessar

Nesta quarta-feira (8), foi divulgado que o resultado do Enem 2022 será antecipado para quinta-feira (9). A informação foi dada por Camilo Santana, Ministro da Educação. A divulgação das notas iria ocorrer na próxima semana.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma prova de admissão à educação que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio do Brasil.

Segundo o Ministro, o resultado das notas será antecipado para facilitar o acesso dos estudantes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para a semana que vem. O resultado será divulgado amanhã, dia 9”, disse.

Os gabaritos estarão disponíveis no portal do Inep, e as notas finais, na Página do Participante. Para acessar, basta inserir o CPF e a senha cadastrados na página do exame. Provavelmente, as notas estarão disponíveis entre 8h e 9h.

Confira o que pode ser feito com a nota do Enem

Ao realizar o Enem, o estudante pode aplicar a nota nos seguintes programas:

Sisu

Esse programa do Mec seleciona o estudante às universidades públicas, com base no curso escolhido.

Ao longo do processo, o candidato pode mudar o curso quantas vezes desejar.

As inscrições podem ser realizas entre 16 e 24 de fevereiro.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), é um programa que foi desenvolvido durante o governo de Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda.

O programa é direcionado aos estudantes que desejam estudar em universidades particulares. Os descontos podem ser de 50% até 100%.

O aluno que desejar participar do programa, deve inserir duas opções de curso, em ordem de preferência. Além disso, é necessário que o mesmo tenha estudado os três anos do ensino médio em escolas públicas ou com bolsa de 100%.

As inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) paga parte da mensalidade dos alunos que se comprometem a quitar a dívida após o fim do curso.

As inscrições poderão ser feitas entre 7 e 10 de março.

Instituições privadas

Algumas instituições privadas oferecem desconto aos candidatos, dependendo da nota obtida no Enem.

Universidades Internacionais

A partir de um acordo com o Mec, alguns países passaram a aceitar a nota do Enem, para que brasileiros possam estudar fora. Países como Portugal e França fazem parte desse acordo.