Rio Grande do Sul busca autossuficiência na produção de Etanol, entenda
A BSBIOS, maior produtora de biocombustíveis do país, anunciou na última terça-feira (27) que instalará uma usina produtora de etanol e farelos a partir do processamento de cereais em Passo Fundo e tornará o Rio Grande do Sul autossuficiente em Etanol.
A empresa fez um acordo de intenções com o governo do Estado para investir R $556 milhões em duas fases na implantação da usina.
“O Rio Grande do Sul é um estado importador de etanol e nós, que estamos na cadeia produtiva, com esse investimento, vamos ampliar nossa capacidade de produção de biocombustíveis aqui na região sul, aderindo ao Pró-Etanol”, diz, em nota, Erasmo Carlos Battistella, presidente da companhia.
Estado importa 99% da demanda por Etanol
Por não ser um produtor de Etanol, o Rio Grande do Sul importa 99% da demanda pelo combustível no estado. A nova usina, com a produção de 220 milhões de litros a partir de 2027, deve suprir 23% da necessidade do combustível.
Além disso, por ser uma usina produtora de etanol a partir de processamento de cereais, Battistella acredita que os produtores terão outro mercado para absorver a produção do trigo, cevada e outros cereais que, muitas vezes, não podem ser comercializados ou exportados por não atingirem o padrão requisitado.
“Não quero que ninguém olhe para nossa empresa e diga: você está tirando nosso pão de cada dia da mesa! Quero que digam: vocês estão ajudando a aumentar a oferta de carne, leite e ovos e barateando os alimentos por meio deste projeto.” afirmou o presidente.
Expansão do cultivo do cereal no Rio Grande do Sul
O investimento da empresa na usina permitirá a expansão do cultivo dos cereais no estado. Além disso, uma parceria com a Biotrigo Genética, irá desenvolver geneticamente as sementes de trigo específicas para a produção de Etanol no sul do país.